Visto concedido!!!
Vou contar exatamente como é porque eu sei que todo mundo é curioso.
Primeira lição: EVITE IR DE CARRO!!!! EU PAGUEI 18 REAIS DE ESTACIONAMENTO!!!
Meu horário era as 7:30, cheguei lá as 7:10, estacionei o carro (existem vários estacionamentos lá na frente). Aí fui para a primeira fila, o homem pede pra mostrar o passaporte, o comprovante de pagamento do Citibank e pergunta o seu horário.
*(esse negócio de horário é a maior enrolação, porque é por ordem de chegada e tinha gente que o horário era as 9 e estavam na minha frente)
Aí eu fui pra uma porta, onde você coloca sua bolsa no raio X, eles pediram pra eu deixar o celular e o som do carro lá, (fica guardado com eles e eles te dão uma senha pra pegar essas coisas de volta na saída).
Entrei, o consulado é super bonito, todo gramado... Segui as flechas amarelas no chão e cheguei na segunda fila. É uma fila assim, tem vários bancos pra sentar, se os bancos estiverem lotados você fica na fila pra sentar, tem que sentar em ordem de chegada. Aí tem que separar os DS 156, 157 e 158, a foto e o comprovante de pagamento do Citibank, uma mulher (estressada) passa e vai grampeando as coisas e vendo se está tudo certo. Aí fui para a terceira fila, é a pré entrevista (eles chamam de pré entrevista, mas não falam com você, isto é, não é uma entrevista! Entreguei pro cara os DSs, o papel do J1, a taxa Sevis (ou Cevis... ou sei lá como escreve!), e passaporte. Ele entregou uma senha pra mim (88) que é a senha pra tirar as impressões digitais e pra fazer a entrevista.
Depois disso você senta e espera.... espera.... espera.... aí a mulher (aquela estressada) chama a sua senha e você vai tirar as impressões digitar dos dedos indicadores.
Aí você senta e espera mais um tempão, começam as entrevistas, eles chamam a sua senha (aparece numa telinha a senha e o guichê que você tem que ir).
Bom, aí foi assim: Eu estava ficando cada vez mais nervosa, as entrevistas não estavam sendo rápidas como tinham me falado que seria. Tinham 2 guichês que eram meio tampadinhos, não dava pra ver a cara do consul e a cara dos entrevistados, os outros guichês eram abertos e dava pra ver bem. Gente sai feliz.... gente sai triste, gente sai chorando, gente sai p da vida, gente sai como se tivesse ido fazer a coisa mais normal do mundo. E eu lá.... esperando.... tinha um ar no meu estômago que subia e descia insistentemente! Rezei uns 30 Pai Nossos e mais umas 15 Ave Marias!
Chegou no número 85, aí eu levante e fiquei esperando em pé, nisso, entrou um homem no guichê tampadinho e uma mulher num outro guichê aberto. (...86, 87) O cara que saiu do guicheê tampadinho saiu com cara de bravo, e a mulher que saiu do guichê aberto saiu rindo e a consul tava rindo também. Era a hora da minha senha, e não chamavam logo!!! E eu morrendo de medo de ir no guichê tampadinho!!!! FINALMENTE ME CHAMARAM! GUICHÊ ABERTO!!!!!! A Consul tinha cara de simpática (é uma ruiva de mais ou menos uns 45 anos). A entrevista foi toda em português, mas com um sotaque super carregado!
Eu: Bom dia! (sorriso)
Consul: Bom dia! Carolina, por que você quer ser Au Pair nos EUA?
Eu: Porque eu preciso melhorar meu inglês, isso é muito importante pra minha carreira, e além disso eu gosto muito de criança, então...
Consul: O que você faz atualmente?
Eu: Eu faço estágio na área de relações públicas na empresa tal.
Consul: A empresa é grande?
Eu: Não, é uma média empresa, mais ou menos 300 funcionários.
Consul: Com quem você mora?
Eu: Com a minha mãe.
Consul: O que sua mãe faz?
Eu: Minha mãe é agente de viagens, inclusive ela trabalha vendendo o programa de Au Pair. Consul: É mesmo?(risos)
Eu: (risos)(demora.... ela digita... mexe nos papéis...) ( eu tremendo, mão suada, tentando aparentar que não tava nem um pouco nervosa)
Consul: Qual é sua idade?
Eu: 23 (mais demora...) (mais mão suada... mais frio na barriga)
Consul: OK Carolina, seu visto foi concedido, pode pagar a taxa ao lado.
Eu: Obrigada, tenha um bom dia.
Nessa hora, se não tivesse um vidro separando nós duas eu tinha dado um abraço BEM apertado nela!!!! Eu fui em direção ao caixa com um sorriso ENORME e meio dando pulinhos!! (que vergonha!) Ficou todo mundo olhando pra minha cara!!! Cheguei lá fora liguei pra minha mãe e acho que eu falei tão alto que a fila inteira ficou olhando pra mim com cara de feliz!!!
Bom foi assim!!!! Agora tá tudo certo e eu posso dormir direito!!!
Alguns pontos importantes na hora de tirar o visto:
- Vá bem vestido, roupa social, cabelo arrumado, maquiagem leve e poucas bijuterias (discretas)
- Sorria! Seja simpático!
- Fale com firmeza, e tenha como comprovar TUDO o que você falar. (a minha consul não pediu documento nenhum, mas isso pode acontecer)
- Olhe nos olhos.
- Sua postura é muito importante, você tem que parecer uma pessoa séria, responsável e quando falar tem que "passar" verdade.
- Não esqueça NENHUM DOCUMENTO.
- Se for mentir, ensaie a mentira e tenha como comprovar que aquela mentira é verdade.
Bom, acho que é só isso! Beijo
6 Comments:
Oi Carol!! Tb sou uma futura au pair! Estou decidindo entre duas fam de NJ e vi q com qquer uma das duas iremos morar perto hehe!!Menos de uma hora de carro! Vc ja conhece alguem na regiao? Beijos e uma otima semana!
Ah! Posso te add no meu blog?
Oieee!! Adorei o template novinho hehe!! Beijos
Oi!!!Achei seu blog agora, mto legal a sua historia, e PARABENS pelo visto!!!!Sou uma quase aupair tmb, estou embarcando dia 23/04!!!Vamos manter contato ok!!!!
Bjaum
Oi cArol! obrigada por passar no meu blog!!
Vc ta vindo p/ NJ? que legal....Vc conhece a Naninha? ela mroa la, tem o link do blog dela no meu blog se vc qusier, ta?
bjos
Oi Filhinha, acabei de ver seu testimonial sobre o visto e achei que está ótimo !!! Mas como mãe, tenho que fazer correções, né? (não podia deixar passar).
A taxa Sevis é com S mesmo. Seu visto foi concedido pq vc foi bem orientada (e nós sabemos que não foi só por mim), as meninas da agência deram a maior força. Seu embarque está bem próximo e, tenho certeza que vc será um sucesso como Au Pair e que vai adorar cada minuto de sua vida lá. Mas, tenho que confessar... já estou morrendo de saudades... Continue escrevendo suas experiências. Isso é muito bom para as futuras Au Pairs, elas terão noção de tudo o que terão que passar para realizar esse sonho.
Beijão grande. Erli
OIe tudo bem? Me chamo Janaína estou pensando em ir pra EUA o ano que vem pleo programa AU PAIR, se tiver msn por favor me add pra gente conversar, tá?
beijos
Postar um comentário
<< Home